O que é SEO - Agência web e marketing digital | Design a mais
Entenda sobre SEO (Search Engine Optimization) lendo nosso post e perceba como ele é importante para que seu site se destaque nas ferramentas de busca!
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SEO Design a mais-Entenda sobre SEO (Search Engine Optimization) lendo nosso post e perceba como ele é importante para que seu site se destaque nas ferramentas de busca!

O QUE É SEO – OTIMIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE BUSCA

O fato é que, atualmente, muitos empreendedores sabem da importância de um trabalho de SEO, sigla que, em Inglês, designa Otimização de Ferramentas de Busca (Search Engine Optimization).

Embora a esmagadora maioria saiba que há um valor no trabalho de SEO, é importante entender a razão pela qual SEO é essencial para negócios na era moderna. SEO se tornou tão importante que ultrapassou os as razões dadas pelas ferramentas de busca e pelo próprio website.

SEO é o conjunto de atividades que alavanca um determinado website ou conteúdo quando procurado nas diversas ferramentas presentes online, idealmente, colocando-o nos primeiros resultados.

Talvez a forma mais simples de explicar é que o SEO é a forma de trabalhar o conteúdo de forma técnica, no backend do website (no lado que você não vê ao acessar), de modo que ele esteja pronto e otimizado para ser consumido. Afinal, para que criar conteúdo se ninguém vai consumir?

Assim, caso você tenha escrito um post de blog, você provavelmente vai querer ter o maio número de leitores possível. Para isso, vai querer melhorar as chances de alguém “tropeçar” em seu post por aí, em alguma busca, o que vai precisar de alguma dedicação no sentido de melhorar o SEO. Para fazer isso com um post, vai precisar ter um título que seja amistoso ao Google, usar tags e palavras-chave no backend do sistema de gerenciamento de conteúdo em que estiver trabalhando, usar imagens e fotos no heading de seu post e ter um link de URL que seja curto e inclua palavras-chave.

Fica mais simples quando a gente fala diretamente sobre o assunto, né? SEO pode ser bem técnico, mas para a maior parte das coisas só gera algum trabalho extra no backend do website, de forma a assegurar que seu conteúdo é otimizado para o consumo.

Aqui vão algumas razões pelas quais toda empresa deve tratar SEO com todo o carinho

+ Ranking em ferramentas de busca são extremamente importantes

Ok, comecemos com o óbvio! Otimização de Ferramentas de Busca (SEO) é importante pois estar no topo das buscas tem um valor absurdo para donos de websites. É estimado (https://chitika.com/google-positioning-value) que mais de 75% dos clicks feitos em ferramentas de busca na internet são das cincos primeiras posições no Google e que 91% (9 em10) dos clicks em ferramentas de busca no Google são em resultados na primeira página.

Assim, existem milhões de páginas na Web que podem coincidir com determinadas palavras-chave e cada uma delas terá proprietários interessados em ser bem rankeados.

Os aparelhos móveis também aumentaram a importância do SEO, dado que, com eles, as ferramentas de busca passaram a seu usadas cada vez mais e, como os novos algoritmos realizam buscas locais, existem ainda mais oportunidades para que websites alcancem o topo das buscas.

+ SEO conecta quem cria conteúdo online com seu público

É fácil esquecer o quanto a internet resolve nossos problemas. Entre milhões de páginas disponíveis na Internet, ferramentas de busca identificam aquela que tem a maior probabilidade de solucionar aquela dúvida ou conectar aqueles termos em frações de segundos. Basta ir na biblioteca mais próxima, usando aquele sistema de busca manual, para ver o quanto isso é incrível. Essa possibilidade mudou o acesso ao conhecimento para toda a humanidade.

SEO ajuda o website a permitir que a pessoa que busca aquele conteúdo descubra a empresa, solucionando a questão dela por lá. Apenas trabalhando os diversos mecanismos disponíveis para otimizar as ferramentas de busca o website será encontrado, ao invés de outro.

+ SEO ajuda mesmo sem um Website

Todo mundo pensa que SEO é algo apenas para Websites, mas basta que uma empresa tenha um Google My Business ou um perfil no GuiaMais para se beneficiar sempre que alguém estiver buscando o telefone de um negócio com aquele foco similar ou idêntico. Assim, podemos dizer que um negócio pode ser beneficiado por otimização de mecanismos de busca mesmo sem possuir um website.

Aliás, Google My Business e Google Maps torna esta explicação muito simples, já que uma empresa com Google My Business pode adicionar números de telefone, imagens, descrições e outras informações que podem aparecer no celular de um consumidor que estiver nos arredores. Além disso, o Google vai poder mostrar avaliações de consumidores e direções para chegar à sua empresa. Usando palavras-chave bem estudadas nas descrições do Google My Business, um negócio pode ser encontrado por muito mais consumidores que estejam procurando pelo tema.

+ SEO bem feito reverbera em qualquer plataforma de busca

Vamos falar abertamente: embora o Google seja responsável por a esmagadora maioria das buscas realizadas na Internet, SEO não funciona apenas lá. Essa ferramenta de busca de conteúdos é vital para muitos setores diferentes e muitos gêneros de negócios. Assim, plataformas de compras, indexadoras de preços, indexadoras de negócios e redes sociais são apenas alguns exemplos de usos deste algoritmos de busca, isso sem falar de Yahoo, Bing e outros. Desenvolver um bom trabalho de SEO pode até mesmo tornar sites de ecommerce mais eficientes, ajudando consumidores a encontrar produtos que eles realmente querem (afinal, é este o visitante que de fato queremos em nosso website, não é?).

Por isso, do mesmo modo que chegar ao topo das buscas orgânicas no Google é importante, também é muito valioso que consumidores encontrem conteúdos da empresa em mídias sociais, o que, novamente, nos leva ao bom SEO, uma vez que, para que tudo seja encontrado com facilidade, os indexadores e as descrições devem estar adequados e adequadamente correlacionados aos conteúdos. Claro que os algoritmos das mídias sociais não são tão avançados quanto os do Google ou Bing, mas certamente avaliarão diversos aspectos do conteúdo compartilhado, de forma a avaliar o melhor conteúdo para determinada busca.

O fato é que a complexidade destes algoritmos vai cada vez mais indicar os melhores conteúdos (o Facebook mesmo informou recentemente que fez um update nas capacidades de busca de sua plataforma – http://newsroom.fb.com/news/2015/10/search-fyi-find-what-the-world-is-saying-with-facebook-search/) e as empresas que os criam devem, sempre, buscar as melhores práticas, de modo a aproveitar todas as oportunidades que criar conteúdos proporcionam.

Existem muitos serviços por aí. Para que você possa melhorar suas chances, seguem alguns termos relacionados a SEO para que você possa entender melhor:

++               Fazer Hyperlink (Hyperlinking)

Um hiperlink é simplesmente um link que você insere em um texto ou um post, de modo a dar credibilidade ao seu conteúdo, oferecer recursos ao seu público, ou mesmo para citar as fontes, de modo a validar o que escreveu. Hyperlinks são importantes para o SEO, já que, quanto mais hyperlinks você tem em um post, mais otimizado ele está. Além disso, fazer links com as palavras certas é muito importante, assim como fazer hyperlinks de palavras que as pessoas têm mais probabilidade de buscar (como no caso de uma busca no Google), de forma que aumenta a chance de que seu conteúdo vá aparecer em uma boa colocação nos resultados de busca por aquela frase ou por determinado termo, quando alguém o buscar.

++                Link “Rótulo Branco” (Link White Label)

Um Link White Label é uma página na Internet que foi construída por uma fonte secundária e então marcada por outra empresa ou website como se fosse sua. Pense como se fosse um trabalho de terceirização. É como se você contratasse outra pessoa para fazer o trabalho no backend para você. Empresas fazem isso para expandir seu alcance online, maximizando seus recursos. Muita gente não tem como fazer este tipo de atividade na própria empresa, pois envolve muito trabalho, tempo, expertise, além, é claro, dos gastos.

++               Marketing de Afiliados

Com a popularidade dos blogs, você provavelmente já encontrou este termo antes. Ele se refere a uma campanha de marketing que funciona em colaboração com terceiros, que entram em um sistema criado pela empresa, ganhando dinheiro com as vendas que eles trouxeram ou simplesmente com o acesso por eles gerado. Por exemplo, muitas empresas de mobília na Inglaterra usam pessoas que entram no sistema de afiliados para que compartilhem suas propagandas em redes sociais e, quando um móvel é vendido com o link daquela pessoa, ela ganha uma comissão. Empresas que vendem produtos de beleza também usam vloggers que fazem vídeos sobre maquiagem para vender produtos, de forma que todos ganham algo.

++               SERP

Este é um acrônimo que identifica o número de página resultante em determinada busca em ferramenta online (Search Engine Result Page – Página de Resultado de Ferramenta de Busca), quando determinado termo é procurado. Muito simples de compreender e muito utilizado.

++               Meta Description (Descrição Meta)

Isso é algo que é comumente encontrado em backend de blogs ou websites e é uma descrição ou uma parte de um conteúdo em uma página. É muito importante, pois essa é a descrição que vai aparecer embaixo do título da página quando surgir como resultado em alguma busca. Aquela descrição que vemos abaixo do título da página no Google é a descrição meta. Se a sua descrição não for clara ou não for algo que as pessoas estejam efetivamente buscando, é muito menos provável que alguém vá clicar no seu link.

++               301 & 404

Estes dois termos numéricos são encontrados com frequência em SEO. 301 indica uma página redirecionada, o que significa que uma URL de uma página automaticamente pega um usuário para outra página, no momento em que ele vai para lá. 404 se refere a uma página com erro (essa com certeza você já viu), que é o que aparece se algo estiver errado com o seu website ou houver algum problema e ele não estiver momentaneamente funcionando.

++                Palavra-chave (keyword)

Quase tudo que tem a ver com SEO gira em volta de palavras-chave. Para propósitos de SEO, uma palavra-chave é definida como uma “abstração que nós extrapolamos a partir de múltiplas buscas”. Assim, é uma palavra que, através de pesquisas, o profissional de SEO sabe que as pessoas buscam. Se você está divulgando um produto de limpeza, suas palavras-chave vão ser identificadas, levando seu produto às buscas de seus consumidores.

Como ficou evidente, SEO não é aquele bicho de sete cabeças e é realmente importante para empresários, sejam eles de multinacionais, sejam microempreendedores individuais. Se sua empresa está online ou não, seus consumidores estão e usar as ferramentas disponíveis em SEO pode ajudar que eles encontrem você!

Fontes:

http://www.inc.com/peter-roesler/4-reasons-why-seo-matters-to-business-even-offline-ones.html

http://www.huffingtonpost.com/erin-mckelle/what-is-seo-heres-your-101_b_8173066.html

 

2 Comments
  • idiggo.com
    Posted at 05:07h, 31 agosto Responder

    Buenas

    Esta genial tu redacción y hay muchas cosas que no sabía que me has aclarado, esta espectacular..
    te quería devolver el espacio que dedicaste, con unas infinitas gracias, por preparar a gente como yo
    jijiji.

    Saludos

    • Design a mais
      Posted at 14:28h, 19 setembro Responder

      Olá! muito obrigada! Nosso objetivo é justamente este, esclarecer e oferecer os melhores serviços para todos.

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