Você sabe qual é a melhor mídia social para o seu negócio? | Design a mais
Você tem dúvida sobre qual é a melhor mídia social para o seu negócio? Leia este post e sinta-se confortável para tirar dúvidas e debater mais sobre o assunto.
agencia web, mídia social, post, blog, Brasil, design a mais, brandim, identidade visual, marketing, Facebook, instagram, linkedin,twitter,whatsapp, youtube
2511
post-template-default,single,single-post,postid-2511,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
você sabe qual é a melhor mídia social para o seu negócio? Saiba mais no Blog da Design a mais!

Você sabe qual é a melhor mídia social para o seu negócio?

 

Pense no seu negócio… seja ele uma loja de rua, um escritório ou uma empresa virtual. Nos dias de hoje, independente de onde ele se localize, também deve esta na rede (website, blog) e,  certamente, também deve esta nas mídias sociais!

 

Mas existe uma questão: qual mídia social é melhor para o seu negócio? É este ponto que nós da Design a Mais vamos esclarecer. Afinal, nosso objetivo aqui é tirar as dúvidas que surjam de nossos clientes.

 

Para começarmos a falar sobre este mundo de mídias, vale destacar alguns pontos que servem de pontapé inicial para esta questão:

+ crie uma marca bacana (imaginamos que você já tenha ou esteja providenciando isso).

+ Observe seu público-alvo (faixa etária, sexo, condição social, costumes).

+ Disponha de um orçamento para os posts pagos (caso vá se aventurar a começar por conta própria nesta empreitada).

+ Não deixe de postar com frequência (mais abaixo daremos dicas sobre isso).

+ Caso disponha de um orçamento, entre em contato com um profissional de mídias e leve o máximo de informações sobre seu negócio para ele. Com certeza ele te solicitará todos os itens a cima e outros.

Vamos agora pensar em cada etapa, quando criamos uma marca ou negócio. Queremos que todos saibam que ela exite, certo? Então pensamos logo em criar uma página no FACEBOOK. Você não esta errado! Afinal, o Facebook é uma das redes sociais mais antigas, é a mais utilizada e mais popular até hoje pelos internautas. Sem contar que você tem todas as possibilidades de publicações, como: imagens, gifs, vídeos, links de blog

O nosso conselho aqui é:  Crie sua página PROFISSIONAL, cuide da identidade dela e comece a divulgar seu trabalho!

Aí está um momento importante: afinal, você vai começar de fato a saber mais sobre seu público-alvo e como ele se comporta em relação a sua marca ou negócio.

Conteúdos relevantes e bem trabalhados são essenciais em todas as mídias. Não precisamos nem ficar batendo nesta tecla, não é mesmo? Por isso, aconselhamos a procura de profissionais que lhe auxiliarão nos conteúdos, nas imagens e nos impulsionamentos, entende?

Os impulsionamentos são publicidades pagas que garantem que sua empresa seja conhecida por mais pessoas que têm o perfil de consumo do seu negócio. Mas aí vai outra dica… não deixe que eles apareçam como anúncio!

Não esqueça da assiduidade dos posts. Isso é muito importante para a divulgação e a interação do cliente com o seu negócio. Aconselhamos no mínimo dois posts e no máximo seis posts por semana, podendo haver exceção dependendo da mídia social. Você vai entender o que estamos falando mais a frente.

Aproveite o Facebook para se comunicar com seus clientes, estimule conversas e entenda qual a melhor hora de interagir com seu público.

Uma outra mídia social semelhante ao Facebook é o Google +, também com o propósito de  divulgação de uma marca ou negócio e muito utilizado por blogueiros. O que chama a atenção é a faixa etária que o G+ atinge, geralmente adolescentes. Hashtags têm valor nas pesquisas de buscas do G+, diferente do Facebook.

Bom, a partir de agora falaremos de outras mídias que não são tão básicas assim.

Afinal, cada negócio tem um perfil diferente em relação às mídias sociais e é por isso que estamos aqui escrevendo para você, não é mesmo?

Vamos começar falando do INSTAGRAM. Ele tem a característica marcante de posts de imagens bacanas e selfies, certo? Então (!) explore o conteúdo postando informações sobre seu negócio e também dê uma humanizada nos posts, mostrando o ambiente da empresa, eventos e comemorações.

Utilize todas as possibilidades que o Instagram lhe oferece! Publique vídeos curtos (15 segundo é o máximo permitido) e explore o Instagram Stories, com publicações que duram apenas 24 horas.

Ah! Não podemos deixar de falar das hashtags (#), uma forma bacana e relevante de colocar seu público-alvo em contato com o que você oferece.

Assim como no Facebook, o Instagram oferece a possibilidade de impulsionamento com publicações patrocinadas, o que vale à pena.

O apelo visual do Instagram é grande, como já falamos a cima. No entanto, aconselhamos um cuidado especial com os posts e um investimento para que você obtenha retorno de seus clientes potenciais, afinal ele vem sendo fortemente utilizado como ponto de venda.

Artigos de decoração, roupa, bijuterias, nutrição, personal, culinária e fotografias profissionais são exemplos que funcionam bem nesta mídia.

Passamos agora para o YOUTUBE, o canal de mídia social que potencializa o contato do seu negócio com seu publico por meio de vídeo, com um cunho elucidativo (explicação sobre um produto, dúvidas sobre um assunto e até mesmo aulas).

Seu cliente pode comentar, trocar informações, compartilhar, curtir e guardar os vídeos mais relevantes.

Para quem tem a prática de criar vídeos para promover o negócio, um ponto especial é que os vídeos têm lugar de destaque nas ferramentas de busca do Google.

Caso tenha um website e/ou blog, pense no Youtube como um grande aliado para divulgação de seus conteúdos, pois além dele se apresentar como um canal de mídia social, você também pode disponibilizá-lo dentro de seu website/blog!

Agora, se você tem um produto ou serviço extremamente ativo, que proporcione informação constante e em tempo real, o TWITTER é a ferramenta de mídia social que vai proporcionar que seu público saiba tudo o que está acontecendo no seu negócio, rapidamente.

A divulgação de promoções e novidades como uma forma de interação dinâmica cria tweets bem objetivos. Caso seu negócio não necessite de mais de uma publicação por dia, não aconselhamos esta mídia.

Embora o conteúdo do Twitter seja limitado, sendo disponibilizado somente 140 caracteres, ele também possibilita a publicação de imagens e vídeos, mas a ideia são textos curtos e dinâmicos mesmo.

As hashtags sempre tiveram papel importante no twitter, posteriormente sendo popularizada também no Instagram.

Falaremos agora sobre a mídia social mais antiga, que possibilita a interação entre negócios, em especial negócios B2B (entre empresas). O LINKEDIN proporciona a busca por clientes, parceiros e empregados.

Fique atento aos contatos de profissionais que você faz dentro desta mídia. Sua página de perfil da empresa deve estar bem descrita e atente também para as palavras-chave que utiliza. Tudo no Linkedin tem um cunho extremamente profissional e ligado à sua marca.

Seja você o presidente da sua empresa ou um funcionário, esta rede vai te conectar como pessoa e como profissional de sua empresa, sendo importante que suas qualificações estejam aparentes e seu cargo também.

Estamos chegando ao final deste post e não poderíamos deixar de falar de uma mídia que muitos acham não ter valor: o WHATSAPP! Ele mesmo!

Indicamos utilizá-lo em seu negócio, principalmente depois de já ter havido contato com o cliente via Smartphone.

Muitas vezes o serviço ou produto que você oferece propicia um contato mais dinâmico, como canal de atendimento direto pelo celular e é assim que você aproveita.

Geralmente os clientes que disponibilizam este contato têm interesse em receber notícias do seu negócio, como: eventos, serviços e promoções.

Bom, agora para finalizarmos vamos resumir para você os pontos positivos que te levam a dar importância para as mídias sociais em seu negócio!

+ A empresa/marca cria um relacionamento direto com seu cliente, podendo alcançar suas expectativas e ajudar no retorno ao seu negócio.

+ Sua marca fica mais visível, permitindo que você abuse do Branding e conquiste mais e mais clientes.

+ Faz uma conexão com seu site/blog, potencializando seu ranking nos resultados de busca.

+ Permite que o conteúdo do seu serviço ou negócio chegue de forma rápida e atrativa para seus clientes.

Ultima dica! Pense com cuidado ao sair criando várias mídias sociais para o seu negócio. Você pode não conseguir alimentá-las! Delimite a principal e faça um bom trabalho!

Esperamos que este post tenha ajudado. Sinta-se confortável para tirar dúvidas conosco e debater mais sobre o assunto. E fique atento para outras dicas em nosso blog!

No Comments

Post A Comment